segunda-feira, 27 de setembro de 2010

TFG

3.2. ESTUDO DE CASO 2: Moradora usa criatividade para reformar apartamento de 107 m²

Os ambientes ganharam personalidade e ficaram acolhedores com os acessórios feitos pela moradora e com as soluções de gesso e drywall para decorar e iluminar os espaços.                                                                                                                                            Viviane Gullo e sua família moram neste apartamento de 107m² ,ela planejou cada detalhe, sempre focando no aconchego dos ambientes.                                                                  Trabalhou uma iluminação focada para sala, quartos e banheiros, além de cortineiros e prateleiras.                                                                                                                                       Para uma iluminação aconchegante na sala, optou-se por dois tipos de lâmpada no forro de drywall: dicroicas espalhadas e fluorescentes embutidas com maior foco para o sofá e a prateleira alta na sala de jantar.
Os moradores colocaram lâmpadas balizadoras nas paredes do corredor, esconderam a fiação e embutiram no teto as caixas de som do equipamento de home theater, que levam o áudio à sala, aos quartos e aos banheiros.
Para melhor conforto acústico , as paredes ocas de gesso acartonado foram recheadas com material isolante acústico.
O piso de porcelanato por todo o apartamento , reflete a luz e faz crescer o pé-direito.                                                                                                                                                         
As almofadas coloridas, a cúpula customizada com tecido estampado e a luminária da mesa lateral, dão um certo charme ao ambiente. Para instalar a prateleira de gesso maciço acima do sofá, foi feito um recorte na parede, encaixando a peça com uma mistura de gesso, água e sisal. Com pintura acetinada e estrutura interna de ferro para suportar peso, ela apoia quadros e objetos decorativos.                                                                                                                           A prateleira alta na sala de jantar é feita de drywall e expõe objetos de sua preferencia. O conjunto da mesa de jantar com estilo retrô foi comprado a alguns anos atrás.                                                                                                                                                        As paredes da TV e do corredor tendem a um marrom-claro e as outras a off-white ( branco “sujo”)  tendendo ao lilás e deixando o ambiente bem suave. Já a cor quente da madeira dá aconchego aos ambientes. As almofadas e a cúpula da luminária de chão, em rosa e azul, dão ao apartamento um estilo romântico.
Figura 1. Nicho de gesso maciço para apoiar objetos decorativos e o painel de madeira dando aconchego ao ambiente.
O tom claro da parede de fundo da destaque aos objetos decorativos junto com a madeira dos mobiliários e do painel vertical.


Figura 2. Combinação das treliças dos mobiliários da sala de estar e pontos de luz focando os objetos.
A combinação dos detalhes dos mobiliários dão um ar de sofisticação ao ambiente deixando o bem casado.


Figura 3. O sofá no tom claro realça os tons das almofadas coloridas e a luminária com estilo retrô passa um certo charme ao ambiente.
Figura 4. O piso de porcelanato por todo o apartamento reflete a luz e faz crescer o pé-direito e o espelho da sensação de amplitude ao ambiente.

Figura 5. Tons claros para deixar o ambiente suave, os coloridos usados em objetos decorativos e a madeira para buscar uma sensação de aconchego.
ARBOLAVE, Cecília. Casa.com.br apartamentos> edição de setembro de 2010. Disponível em:<http://casa.abril.com.br/materias/apartamentos/moradora-usa-criatividade-reformar-apartamento-107-m-591695.shtml>. Acesso em 13 set. 2010.