segunda-feira, 27 de setembro de 2010

TFG

3. ESTUDOS DE CASO

3.1. ESTUDO DE CASO 1: Com localização privilegiada, proposta integra todo o andar.
Um dos apartamentos em Nova York ,com metro quadrado mais caro do mundo, o prédio desenhado pelo arquiteto James Carpente construído com estrutura metálica no início do século 20, as lajes de cerca de 500 metros quadrados foram divididas em três dormitórios.                                                            
 As paredes divisórias, todas em drywall um elemento que é uma tecnologia que substitui as vedações internas convencionais (paredes, tetos e revestimentos) de edifícios de quaisquer tipos, consistindo de chapas de gesso aparafusadas em estruturas de perfis de aço galvanizado, foram removidas, deixando apenas o core central do prédio, que contém duas caixas de circulação vertical - uma com elevadores sociais e escada de incêndio e outra exclusiva para serviços. Grandes painéis de madeira ocultam essas instalações, que hoje se situam no hall de entrada do apartamento.                                                                                   
A redistribuição do espaço colocou as áreas sociais e a suíte principal na parte norte, voltada para o parque. Pequenas, as janelas originais de caixilhos escuros não poderiam ser modificadas e receberam apenas pintura interna na cor branca para garantir mais leveza ao conjunto. A fim de aumentar a luminosidade, os arquitetos criaram um extenso nicho sob a janela para acomodar objetos. O móvel tem tampo de marmoglass branco, um revestimento produzido com pó de mármore e vidro e cuja superfície refletiva assegura maior claridade aos ambientes. Aos itens de mobiliário criados por eles próprios, os arquitetos combinaram assoalho de demolição importado da França e móveis e obras de arte brasileiros.
Figura 1. Caixilhos com pintura branca valorizam a vista da cidade
A pintura clara passa certa amplitude nesse ambiente e a transparência valoriza a vista da cidade dando um ar de suavidade e liberdade ao espaço. 



Figura 2. Nichos acomodam objetos decorativos e foco de luz dando destaque para tela.                   

 Os nichos além de acomodarem os objetos decorativos, valorizam os caixilhos dando forma de moldura a eles. Os focos de luzes ambiente tanto na tela quanto na sanca de gesso passam um ar de aconchego ao ambiente.



Figura 3. A integração da cozinha com outros ambientes
A pintura branca valoriza a madeira no tom castanho deixando o ambiente sofisticado e leve. A janela na parede do fundo ajuda na circulação de ar para os outros cômodos.


CORBIOLI, Nanci. Reinachi Mendonça Arquitetos Associados. Apartamento Nova York. Disponível em: <http://www.arcoweb.com.br/interiores/reinach-mendonca-arquitetos-associados-apartamento-nova-york-13-08-2010.html>. Acesso em: 30 ago. 2010.