segunda-feira, 27 de setembro de 2010

TFG

Figura 1: Entrada do apartamento com vista de frente para sala de estar e a sacada.
A figura acima mostra a entrada do apartamento que no momento está mal elaborada, não tendo aproveitamento algum do espaço e nenhum diferencial. Tendo observado isso foi projetado um barzinho no hall de entrada de acordo com o pedido do cliente, um sofá espaçoso para receber a família e amigos, assistir filmes, namorar e descansar, já na parede (verde) ao lado ficará um home com um painel de madeira e uma tv LCD embutida dando maior aconchego ao apartamento.
Figura 2: Vista da sacada para a sala de estar e jantar
Na parede de frente de acordo com a figura 2, onde separa a cozinha dos demais ambientes será feito uma bancada para integração dos mesmos sendo, cozinha, sala de jantar e sala de estar, com propósito de reaproveitamento de espaço e em volta de toda essa parede fazendo o contorno da porta será posto um espelho para a sensação de amplitude no ambiente, tendo em vista também que a pessoa estando na sala de estar poderá ter uma visão mais ampla do espaço.
Figura 3: Vista da sala de jantar para o banheiro
Na sala de estar terá uma bancada que servirá como apoio e a mesa extensora de jantar com suporte para 6 lugares será encaixada  logo embaixo, assim quando ouver necessidade, no caso de receber visitas, é só extender a mesa, já no seu dia dia a mesa com 2 lugares é o ideal e não ocupará espaço.
Figura 4: Vista da sala de jantar para a sala de estar
O espaço como mostra na foto acima não está sendo bem aproveitado, não trazendo assim nenhum atrativo ao apartamento. Para dar a valorização nesessária ao espaço foi elaborado na parede onde está o sofá uma adega de acrílico vertical para o cliente expor suas bebidas, nela será embutida luzes de led dentro dos buracos onde as garrafas serão encaixadas. Já as placas de vidros de 4,0 cm embutidas na parede terá atrás uma fita de led para destacar a transparencia e refletir a luz no espelho. A bancada de aço escovado ao lado servirá como apoio e terá uma cristaleira logo embaixo.Na sala de estar será usado como revestimento de piso a madeira de demolição tratada, na cor escura contrastando com o porcelanato claro.
Figura 5: Vista da cozinha para a lavanderia
O armário embutido será retirado e colocado outro de aço escovado com detalhes em acrílico preto para fazer jogo com a bancada da cozinha tendo também no tampo da pia um espaço para ser colocado um cooktop junto com um exaustor logo em cima. No piso será usado o porcelanato claro, para almentar o pé direito e dar sensação de amplitude no espaço.
Figura 6: Vista da caixa de força atrás da porta
A porta será retirada para melhor integração dos ambientes, já a parede que se encontra a caixa de força será colocado quadros decorativos com uma papel de parede contornando a bancada, trazendo assim um novo design para o ambiente, quebrando também um pouco do piso frio.
Figura 7: Vista da lavanderia para a cozinha
Nesta parede que se encontra o amário será feito uma abertura sendo ele retirado e colocado uma bancada de aço escovado com o tampo em acrílico preto tendo como finalidade a integração dos ambientes, sendo usada como apoio e encaixe para a mesa extensora em madeira, sendo assim o cliente poderá dar maior atenção para seus convidados que estarão na sala de estar ou de jantar.



Figura 8: Vista da lavanderia
A lavanderia se encontra juntamente com a cozinha, trazendo com isso um incômodo para o apartamento, tanto pela falta de espaço como pela visão direta de quem entra na cozinha, por não ter nenhuma separação. Pensando nisso foi projetado para esse fim uma divisória de acrílico preto com uma porta de correr de vidro preto temperado separando-a assim dos demais ambientes, e na lateral terá um espaço para encaixar a geladeira, deixando assim o ambiente harmonioso.



TFG

5. CONCEITO

O conceito desse projeto é baseado pelo perfil do meu cliente, que está relacionado ao seu dia-dia, e ao que gosta de fazer.                                       
Energia é o conceito que se encaixa na pessoa que o cliente é, e o que gosta como diversão, auto astral, adrenalina, curtição e com essa ideia chegarei a conclusão do meu projeto e por ela farei um espaço personalizado de acordo com o gosto do cliente.

TFG

4. O CLIENTE
Figura : Sérgio da Silva

Sérgio da Silva é um empresário bem sucedido, ele possui uma distribuidora de frios na cidade de Rio Claro, onde reside. Ele é uma pessoa determinada e otimista,  seu espírito jovem de ser conquista todos a sua volta . Gosta de ser livre e curtir os amigos e familiares, ir para baladas, rodeios, parque de diversões, afinal onde tem agito. Aos finais de semana ele vai para seu rancho em SJRP com seus amigos onde realizam várias diversões, mas o que ele mais gosta na verdade é a sensação de adrenalina, onde faz saltos de voôs livres, skie e outros.                                                                                                                 
Sérgio mora sozinho e adora receber amigos e familiares em sua casa,  assistir filmes e outros, agora com o intento de mudar para seu apartamento no centro de Rio Claro ainda não mobiliado, ele gostaria de ter um ambiente bem propício para exercer suas atividades , com aconchego e  personalizado .

TFG

3.5. ESTUDO DE CASO 5: Adega com exposição vertical

A adega serve como uma decoração diferenciada ao ambiente, no qual as garrafas de vinhos expostas em placas de acrílico presas por estruturas de metal em forma vertical com buracos feitos na própria placa como suporte com os pinos embutidos para segurar as garrafas e controlar a inclinação.

 Figura: Adega vertical com base de acrílico

TOVIANSKI Daniela. Casa e Comida.  Disponível em:<http://revistacasaejardim.globo.com/Revista/Common/0,,GF82701-16765,00-ADEGA.html#fotogaleria=3> . Acesso em 13 set. 2010.

 

 

TFG

3.3. ESTUDO DE CASO 3: 4 cozinhas pequenas e bem resolvidas
Aberta e com balcão
O proprietário deste apartamento, de 60 m², adora cozinhar e receber amigos e família , ele queria viver em espaços abertos, com ares de loft. Segundo a arquiteta Debora Roig, autora do projeto, afirma:
“Sugeri integrar a cozinha, de 4,90 m2, à sala. A solução amplia visualmente os dois ambientes e evita que o morador fique confinado enquanto prepara jantares para os amigos.”
Cozinha integrada à sala é um conceito atual onde os moradores enquanto preparam algo, possam ao mesmo tempo dar atenção para sua família ou amigos, além de passar também uma sensação de amplitude no espaço. Esta cozinha tem 4.90m², mas parece bem maior. Na reforma do apartamento, a profissional criou uma grande abertura entre os espaços e na decoração, posicionou um balcão revestido de laminado preto no qual abriga um louceiro que ampara uma mesa de jantar extensível servindo como área de apoio. 
Figura 1. A cozinha integrada á sala de jantar trás uma distribuição inteligente, sem deixar de lado os acabamentos práticos e charmosos.
Figura 2: A mesa de jantar é extensível e prática, o balcão de laminado preto ao lado serve como área de apoio.

Figura 3: A mesa comporta até quatro lugares, pois o seu tampo é extensível que funciona como uma gaveta, possuindo também um pé extra.

UOL. Cozinhas integradas - Deborah Roig. Disponível em: <http://bbel.uol.com.br/decoracao/post/cozinhas-integradas--deborah-roig.aspx>.  Acesso em 13 set. 2010.

TFG

3.2. ESTUDO DE CASO 2: Moradora usa criatividade para reformar apartamento de 107 m²

Os ambientes ganharam personalidade e ficaram acolhedores com os acessórios feitos pela moradora e com as soluções de gesso e drywall para decorar e iluminar os espaços.                                                                                                                                            Viviane Gullo e sua família moram neste apartamento de 107m² ,ela planejou cada detalhe, sempre focando no aconchego dos ambientes.                                                                  Trabalhou uma iluminação focada para sala, quartos e banheiros, além de cortineiros e prateleiras.                                                                                                                                       Para uma iluminação aconchegante na sala, optou-se por dois tipos de lâmpada no forro de drywall: dicroicas espalhadas e fluorescentes embutidas com maior foco para o sofá e a prateleira alta na sala de jantar.
Os moradores colocaram lâmpadas balizadoras nas paredes do corredor, esconderam a fiação e embutiram no teto as caixas de som do equipamento de home theater, que levam o áudio à sala, aos quartos e aos banheiros.
Para melhor conforto acústico , as paredes ocas de gesso acartonado foram recheadas com material isolante acústico.
O piso de porcelanato por todo o apartamento , reflete a luz e faz crescer o pé-direito.                                                                                                                                                         
As almofadas coloridas, a cúpula customizada com tecido estampado e a luminária da mesa lateral, dão um certo charme ao ambiente. Para instalar a prateleira de gesso maciço acima do sofá, foi feito um recorte na parede, encaixando a peça com uma mistura de gesso, água e sisal. Com pintura acetinada e estrutura interna de ferro para suportar peso, ela apoia quadros e objetos decorativos.                                                                                                                           A prateleira alta na sala de jantar é feita de drywall e expõe objetos de sua preferencia. O conjunto da mesa de jantar com estilo retrô foi comprado a alguns anos atrás.                                                                                                                                                        As paredes da TV e do corredor tendem a um marrom-claro e as outras a off-white ( branco “sujo”)  tendendo ao lilás e deixando o ambiente bem suave. Já a cor quente da madeira dá aconchego aos ambientes. As almofadas e a cúpula da luminária de chão, em rosa e azul, dão ao apartamento um estilo romântico.
Figura 1. Nicho de gesso maciço para apoiar objetos decorativos e o painel de madeira dando aconchego ao ambiente.
O tom claro da parede de fundo da destaque aos objetos decorativos junto com a madeira dos mobiliários e do painel vertical.


Figura 2. Combinação das treliças dos mobiliários da sala de estar e pontos de luz focando os objetos.
A combinação dos detalhes dos mobiliários dão um ar de sofisticação ao ambiente deixando o bem casado.


Figura 3. O sofá no tom claro realça os tons das almofadas coloridas e a luminária com estilo retrô passa um certo charme ao ambiente.
Figura 4. O piso de porcelanato por todo o apartamento reflete a luz e faz crescer o pé-direito e o espelho da sensação de amplitude ao ambiente.

Figura 5. Tons claros para deixar o ambiente suave, os coloridos usados em objetos decorativos e a madeira para buscar uma sensação de aconchego.
ARBOLAVE, Cecília. Casa.com.br apartamentos> edição de setembro de 2010. Disponível em:<http://casa.abril.com.br/materias/apartamentos/moradora-usa-criatividade-reformar-apartamento-107-m-591695.shtml>. Acesso em 13 set. 2010.




TFG

3. ESTUDOS DE CASO

3.1. ESTUDO DE CASO 1: Com localização privilegiada, proposta integra todo o andar.
Um dos apartamentos em Nova York ,com metro quadrado mais caro do mundo, o prédio desenhado pelo arquiteto James Carpente construído com estrutura metálica no início do século 20, as lajes de cerca de 500 metros quadrados foram divididas em três dormitórios.                                                            
 As paredes divisórias, todas em drywall um elemento que é uma tecnologia que substitui as vedações internas convencionais (paredes, tetos e revestimentos) de edifícios de quaisquer tipos, consistindo de chapas de gesso aparafusadas em estruturas de perfis de aço galvanizado, foram removidas, deixando apenas o core central do prédio, que contém duas caixas de circulação vertical - uma com elevadores sociais e escada de incêndio e outra exclusiva para serviços. Grandes painéis de madeira ocultam essas instalações, que hoje se situam no hall de entrada do apartamento.                                                                                   
A redistribuição do espaço colocou as áreas sociais e a suíte principal na parte norte, voltada para o parque. Pequenas, as janelas originais de caixilhos escuros não poderiam ser modificadas e receberam apenas pintura interna na cor branca para garantir mais leveza ao conjunto. A fim de aumentar a luminosidade, os arquitetos criaram um extenso nicho sob a janela para acomodar objetos. O móvel tem tampo de marmoglass branco, um revestimento produzido com pó de mármore e vidro e cuja superfície refletiva assegura maior claridade aos ambientes. Aos itens de mobiliário criados por eles próprios, os arquitetos combinaram assoalho de demolição importado da França e móveis e obras de arte brasileiros.
Figura 1. Caixilhos com pintura branca valorizam a vista da cidade
A pintura clara passa certa amplitude nesse ambiente e a transparência valoriza a vista da cidade dando um ar de suavidade e liberdade ao espaço. 



Figura 2. Nichos acomodam objetos decorativos e foco de luz dando destaque para tela.                   

 Os nichos além de acomodarem os objetos decorativos, valorizam os caixilhos dando forma de moldura a eles. Os focos de luzes ambiente tanto na tela quanto na sanca de gesso passam um ar de aconchego ao ambiente.



Figura 3. A integração da cozinha com outros ambientes
A pintura branca valoriza a madeira no tom castanho deixando o ambiente sofisticado e leve. A janela na parede do fundo ajuda na circulação de ar para os outros cômodos.


CORBIOLI, Nanci. Reinachi Mendonça Arquitetos Associados. Apartamento Nova York. Disponível em: <http://www.arcoweb.com.br/interiores/reinach-mendonca-arquitetos-associados-apartamento-nova-york-13-08-2010.html>. Acesso em: 30 ago. 2010.




terça-feira, 21 de setembro de 2010

Projeto TFG

   3.4. ESTUDO DE CASO 4:

Integrar a cozinha, sala de estar e jantar teve um grande reaproveitamento do espaço e maior circulação de ar no apartamento do Líber Bosque Clube que possui apenas 50 m² e 62 m². O uso de cores claras nas paredes, persianas, nichos vazados, espelhos e vidros translúcidos trouxe um ar de leveza e suavidade ao ambiente.                                             
Revestida de piso laminado de madeira, a sala comporta um sofá de dois lugares e uma mesa para quatro pessoas. O pufe, do mesmo acabamento do sofá, oferece mais um assento. As paredes foram todas pintadas com cores claras para ampliar e suavizar o ambiente, enquanto cores fortes aparecem só nos detalhes.
  Figura 1: A bancada divide a sala de jantar e estar e serve como apoio.


 Figura 2: A lavanderia é integrada á cozinha de maneira prática e agradável.

D’AMARO Vanessa. CASA.COM.BR > APARTAMENTOS ECONÔMICOS. Disponível em: < http://casa.abril.com.br/materias/apartamentos-economicos/decoracao-apartamentos-economi. cos-pirituba-507948.shtml#4> . Acesso em 13 set. 2010

Projeto TFG

INTRODUÇÃO
O Projeto à ser desenvolvido é de Design de Interiores e tem como tema um apartamento.  

Situado no 14° andar, o ultimo apartamento do edifício Mont Blanc, se encontra no centro da cidade de Rio Claro, na AV 2. Será realizado um projeto, tendo como proposta integrar os ambientes sendo cozinha, sala de jantar e sala de estar a gosto do cliente ,dando desta forma maior visão e distribuição para o mobiliário, garantindo também melhor aproveitamento do espaço e circulação de ar .   
                                                                                                                                                                  O principal desafio foi a caixa de força que fica entre uma das paredes da cozinha no qual para “demolir” teremos que ter um devido cuidado para que não venha afetá-la ,fazendo desta forma apenas uma abertura ao meio para que venha se encaixar uma bancada que foi proposta sendo uma cozinha estilo gourmet, e na parede ao lado um espelho de fundo para uma sensação de amplitude do espaço sendo ele pequeno.                                                                                                                                                    

 A cozinha gourmet é caracterizada pela bancada que sentados em torno dela onde amigos e familiares se reúnam, perpetuem antigas e novas receitas, discutam aromas de tradição familiar e no final degustem juntos, ao lado ficará um mini- barzinho para que possam fazer drinques com vinhos e outras bebidas. Como cozinha gourmet, o que nunca pode faltar é uma bancada ou mesa com cadeiras confortáveis para abrigar seus convidados.                                                                                                                                            

A sala de estar teve como fim a proposta de ser bem aconchegante e sofisticada, com focos de iluminação para determinados pontos, também um sofá espaçoso para reunir amigos e familiares e uso de objetos marcantes para maior destaque da decoração.

2. OBJETIVOS

2.1. OBJETIVO GERAL
O objetivo do presente Trabalho Final de Graduação é desenvolver e documentar o projeto de interiores para integrar os ambientes sendo eles cozinha, sala de jantar e sala de estar, dando ao apartamento maior aproveitamento do espaço.

2.2 - OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Fazer proposta de um novo layout para a cozinha, sala de jantar e estar;
- Realizar estudos cromáticos e de texturas;
- Realizar projeto de paginação de piso e paginação de teto;
- Encontrar soluções para melhor aproveitamento de espaço;
- Propor mobiliários adequados ao novo ambiente;
- Encontrar soluções para melhorar a circulação de ar no espaço;
- Desenvolver projeto paisagístico;
- Desenvolver projeto de iluminação;